domingo, 3 de outubro de 2010

Carta convite: Caminhada Missioneira 2011

Caro(a) amigo(a)!
       
   Estamos propondo aos jovens uma caminhada pelos locais em que estavam situadas as Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul. A proposta tem, antes de nada, uma perspectiva histórico-cultural de conhecer guiadamente in loco o que foi a experiência das missões. Por outro lado, o fato de caminhar abre uma perspectiva também espiritual no sentido de perceber a inspiração que motivou os missionários nesse trabalho e cada um entender-se como uma caminhada de busca da vontade Deus e de sentido para a vida. Por fim, o caminhar juntos abre uma perspectiva de aventura e de amizade que estreitam laços, podendo dar início a futuras iniciativas comuns de continuidade e compromisso.
 Já aconteceram três experiências de Caminhada Missioneira: janeiro de 2008, 2009 e 2010. Até agora todas foram um sucesso absoluto. É só conversar com os que participaram dessa linda aventura. A próxima caminhada acontecerá de 04 a 09 de janeiro de 2011. O roteiro: Santo Ângelo, São João Batista, São Miguel Arcângelo e São Lourenço, visita a São Luiz Gonzaga e ao santuário dos Mártires das Missões, em Caaró. O ônibus sempre acompanhará o grupo nos locais de acampamento para levar as bagagens. 
A saída é de São Leopoldo, no dia 04, terça feira, às 23h, em ônibus especial com capacidade para mais ou menos 30 pessoas. Primeiro destino: Santo Ângelo, com chegada prevista para às 5h da manhã. No roteiro, estão contemplados como ponto inicial do programa, visita à catedral e ao museu em Santo Ângelo. A tarde e a noite do dia 05 são passadas na ruína de São João Batista, onde se permanece acampado. Na manhã seguinte, dia 06, caminha-se por uma estrada interiorana das antigas missões em direção a São Miguel, distante mais ou menos 20 km. Lá se permanece acampado no salão da paróquia. Nesse dia 06, se conhece as célebres ruínas e, de noite, se assiste a programação Som e Luz. Dia 07, caminha-se em direção à redução de São Lourenço, também distante, mais ou menos, 20 Km. Lá se visita as ruínas e se dorme, naquela noite, no salão da Igreja. Na manhã seguinte, dia 08, caminha-se por estrada interiorana a partir de São Lourenço até a cidade de São Luiz Gonzaga, uma antiga redução. Lá almoça-se no salão da igreja paroquial e depois se visita alguns pontos ligados à cultura missioneira. Depois desse passeio, os participantes são levados de ônibus até o Santuário dos Mártires em Caaró, no município de Caibaté, junto à BR 285. Lá são realizadas algumas atividades e se passa aquela noite, dormindo numa hospedaria. O programa encerra no dia seguinte, 09 de janeiro, domingo, com eucaristia e almoço. No começo dessa tarde, retorna-se com o ônibus especial para São Leopoldo. Chegada prevista para 20h.

Pedimos, de cada um, a contribuição de R$ 195,00 reais. Nesse valor estão incluídos todos os gastos de viagem, inclusive a comida.
Se a proposta te agrada, preenche a ficha de inscrição  (disponível na página que abrirá ao clicares aqui) e a envia para o e-mail caminhadamissioneira@gmail.com 
Tens até 01 de dezembro para te inscrever!
Aguardamos-te para esta aventura!

Equipe responsável: Roque Junges (jesuíta), Ana Casarotti, Cristina Giani e Inês Matilla (missionárias de Cristo Ressuscitado), Patrícia Wosiack, Maikel Staudt, Micheli Stein e Leandro Zanetti (jovens que já participaram das outras caminhadas).
Apoio:

Nenhum comentário: