quinta-feira, 22 de outubro de 2009

VEM CELEBRAR CONOSCO OS 400 ANOS DAS MISSÕES JESUÍTICAS


VEM CELEBRAR CONOSCO OS 400 ANOS DAS MISSÕES JESUÍTICAS


Caro/a amigo/a:


Estamos propondo aos uma caminhada a pé pelos locais em que estavam situadas as Missões jesuíticas no Rio Grande do Sul. A proposta tem, antes de nada, uma perspectiva histórico-cultural de conhecer guiadamente in loco o que foi a experiência das missões. Por outro lado, o fato de caminhar abre uma perspectiva também espiritual no sentido de perceber a inspiração que motivou os missionários neste trabalho e cada um entender-se como uma caminhada de busca da vontade Deus e de sentido para a vida. Por fim, o caminhar juntos abre uma perspectiva de aventura e de amizade que estreitam laços, podendo dar início a futuras iniciativas comuns de continuidade e compromisso.


Já aconteceram duas experiências de caminhada missioneira: em janeiro de 2008 e de 2009. As duas foram um sucesso absoluto. É só conversar com os que participaram dessa linda aventura. A próxima caminhada acontecerá nos dias 5 a 10 de janeiro de 2010, com saída de São Leopoldo, no dia 5 (terça feira) à noite, em ônibus especial com capacidade para mais ou menos 30 pessoas, chegando à Santo Ângelo no dia 6 de manhã cedo. No roteiro, estão contemplados visita à catedral e museu em Santo Ângelo, como ponto inicial do programa e nos seguintes dias acampamentos em barracas junto às ruínas das reduções de São João Batista, São Miguel Arcângelo e São Lourenço, visita a São Luiz Gonzaga e ao santuário dos Mártires das Missões em Caaró. O ônibus sempre acompanhará o grupo nos locais de acampamento para levar as bagagens.




A tarde e a noite do dia 6 serão passadas na ruína de São João Batista. Na manhã seguinte, dia 7, caminha-se por uma estrada interiorana das antigas missões em direção à São Miguel distante mais ou menos 18 kms onde se permanece acampado no pátio do CTG da cidade, na noite do dia 7, conhecendo as ruínas, vendo a programação Som e Luz. Dia 8 caminha-se em direção à redução de São Lourenço também distante, mais ou menos, 20 Kms, onde se visita as ruínas e se dorme, naquela noite, no salão da Igreja. Na manhã seguinte, dia 9, caminha-se por estrada interiorana a partir de São Lourenço até a cidade de São Luiz Gonzaga, uma antiga redução, onde se chega mais ou menos ao meio dia e almoça-se no salão da igreja paroquial. Depois do meio dia, os participantes serão levados de ônibus até o Santuário dos Mártires em Caaró no município de Caibaté, junto à BR 285, onde se tem atividades e se passa aquela noite, dormindo numa hospedaria. O programa encerra no dia seguinte, 10 de janeiro, domingo, com eucaristia e almoço. No começo dessa tarde, retorna-se com o ônibus especial para São Leopoldo com chegada prevista para 19,00 hs.


Pedimos de cada um, a contribuição de R$ 195 reais onde estão incluídos todos os gastos de viagem, inclusive a comida. Se a proposta te agrada, entra em contato conosco através do e-mail: caminhadamissioneira@gmail.com. Lembra que tens até o 15 de dezembro para te inscrever!


Aguardamos-te para esta aventura!


Equipe responsável: Roque Junges (jesuíta), Ana Casarotti, Cristina Giani e Inês Matilla (missionárias de Cristo Ressuscitado),, Patrícia Wosniak e Maiquel Staudt, Michelle Stein e Leandro Zanetti (jovens que já participaram das outras caminhadas)

Nenhum comentário: