segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Convite 2009

Querido/a amigo/a:

Estamos propondo aos estudantes universitários uma caminhada a pé pelos locais em que estavam situadas as Missões jesuíticas no Rio Grande do Sul. A proposta tem, antes de nada, uma perspectiva histórico-cultural de conhecer guiadamente in loco o que foi a experiência das missões. Por outro lado, o fato de caminhar abre uma perspectiva também espiritual no sentido de perceber a inspiração que motivou os missionários neste trabalho e cada um entender-se como uma caminhada de busca da vontade Deus e de sentido para a vida. Por fim, o caminhar juntos abre uma perspectiva de aventura e de amizade que estreitam laços, podendo dar início a futuras iniciativas comuns de continuidade e compromisso.

A primeira experiência de caminhada missioneira aconteceu no início de janeiro de 2008 e foi um sucesso absoluto. É só conversar com os que participaram dessa linda aventura. A próxima caminhada acontecerá nos dias 2 a 8 de janeiro de 2009, com saída de São Leopoldo, no dia 2 (sexta feira) à noite, em ônibus especial, chegando à Santo Ângelo no dia 3 de manhã cedo. No roteiro, estão contemplados visita à catedral e museu em Santo Ângelo, como ponto inicial do programa e nos seguintes dias acampamentos em barracas junto às ruínas das reduções de São João Batista, São Miguel Arcângelo e São Lourenço e visita à cidade de São Luiz Gonzaga e ao santuário dos Mártires das Missões em Caaró. O ônibus sempre acompanhará o grupo nos locais de acampamento para levar as bagagens.

À tarde e à noite do dia 3 serão passadas na ruína de São João Batista. Na seguinte manhã, dia 4, caminha-se por uma estrada interiorana das antigas missões em direção à São Miguel, distante mais ou menos 25 km onde se permanece acampado no pátio do MTG da cidade, dias 4 e 5, conhecendo as ruínas, vendo o show Som e Luz e tendo outras atividades. Dia 6 caminha-se em direção à redução de São Lourenço também distante, mais ou menos, 25 Km, onde se chega para almoçar e se fica aquele dia e noite acampado em barracas junto às ruínas. No dia 07 de manhã caminha-se em direção à cidade de São Luiz Gonzaga a partir das ruínas de São Lourenço por estrada interiorana de mais ou menos 25 de Km. Chegando a São Luiz Gonzaga acontece o almoço e depois do meio dia os participantes serão levados de ônibus até o Santuário dos Mártires em Caaró no município de Caibaté, junto à BR 285, onde se tem atividades e se passa aquela noite, dormindo numa hospedaria. O programa encerra no dia seguinte, 8 de janeiro, com eucaristia e almoço. No começo dessa tarde retorna-se com o ônibus especial para São Leopoldo.

Pedimos de cada um, a contribuição de R$ 180 reais onde estão incluídos todos os gastos de viagem, inclusive a comida. Se a proposta te agrada, entra em contato conosco através do e-mail: caminhadamissioneira@gmail.com. Lembra que tens até o 30 de novembro para te inscrever!

Aguardamos-te para esta aventura!

Equipe responsável: Ederson Locatelli, Roque Junges (jesuítas), Ana Casarotti, Cristina Giani e Inês Matilla (missionárias de Cristo Ressuscitado), Denise Schiehll, Patrícia Wosniak e Maiquel Staudt (estudantes que já participaram da primeira caminhada)

Nenhum comentário: